Você realmente sabe o que é Marketing?

Você realmente sabe o que é Marketing?

Philip Kotler é conhecido como “o maior dos especialistas na prática do marketing”, e em seu livro “Administração de Marketing” (Pearson – 14Ed.) define Marketing como:

A ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. Ele aponta quais os segmentos que a empresa é capaz de servir melhor e que projeta e promove os produtos e serviços adequados.

Philip Kotler

Ou seja, o Marketing é um conjunto de estratégias, técnicas e práticas que tem como objetivo de agregar valor às determinadas marcas ou produtos a fim de atribuir uma maior importância das mesmas para um determinado público-alvo, os consumidores. Isso quer dizer que Marketing vai muito além do que apenas vender algo.

Existem muitas funções e aplicações em que o Marketing pode atuar, desde a criação de uma marca ou produto, analisar o mercado, fazer projeções financeiras, criar inovações no processo de produção, atuar na logística, e no atendimento do seu cliente. Isso quer dizer, em toda a cadeia de uma empresa, por exemplo.

O Marketing base-a as suas estratégias em algo que chamamos de Composto de Marketing (ou Marketing Mix), que é conhecido como os “4 Ps”, que são:

Produto: Considera-se um produto e/ou serviço os quesitos que satisfaçam às necessidades e aos desejos de um mercado. O produto não necessariamente tem de ser físico: entram aqui os serviços, ideias, experiências, pessoas, marca, etc. Aqui deve-se decidir tamanhos, cores, etc. Funcionalidades de maneira geral do que está sendo oferecido.

Preço: É montante cobrado por um produto e/ou serviço. O preço é o único “P” que efetivamente gera receita e um dos principais elementos na determinação da participação de mercado da organização. E vai além de colocar uma “etiqueta” com valor em algo, é toda uma análise de precificação do produto, não só como valor do produto em si, mas como valor para empresa e sua saúde financeira.

Promoção: É o responsável por fazer com que o produto seja divulgado e visto; não basta ter um ótimo produto ou serviço se não houver estratégias adequadas para que ele apareça no mercado escolhido. Como será sua publicidade? Como será sua propaganda? Como será sua força de vendas? Quais mídias serão utilizadas? Como será a comunicação do seu produto?

Praça: O “P” de Praça pode ser definido como o conjunto de ações, órgãos e instituições que executam as funções necessárias para ligar os fabricantes aos usuários finais. Ela vai muito além do PDV (ponto de venda), aqui analisamos toda a cadeia de canais de distribuição, os locais de venda, o estoque, e o transporte/ logística. Vai muito mais do que apenas criar um ambiente “gostoso”, ou gerenciar o estoque, muitos problemas podem não serem percebidos, e que podem fazer estragos em uma empresa.

Essa regras também podem mudar conforme a sua estratégia. No Marketing Moderno, algumas empresas focam o seu Composto de Marketing nos “4 As”: Análise, Avaliação, Ativação e Adaptação. (Irei detalhar melhor em outra oportunidade) Para você entender rapidamente: O “A” da Análise representa o momento de compreender o mercado, de identificar quais são as forças vigentes, por exemplo, quem são nossos principais concorrentes. Na Avaliação, obtém-se informações que serão utilizadas na fase de adaptação: aplica-se o que foi identificado para que o produto ou serviço tenha mais chance de atingir os objetivos estabelecidos. Na fase de Ativação é destinada a colocar o produto (ou ação) no mercado. E na fase final a da Avaliação,avalia-se os custos incorridos e os resultados da ação.

Os 4 As é um composto que podem auxiliar no alcance dos objetivos estabelecidos para uma organização.

Já nos dias de hoje, muitas empresas estão adotando os “4 Cs”, onde o cliente passar a ser o centro de todo o processo:

Cliente – Tudo começa com o cliente. Segundo essa perspectiva, nenhum estudo é relevante se não existir um cliente a ser satisfeito. O primeiro passo, portanto, é buscar o cliente; Conveniência – Para o cliente, é importante que lhe estabeleçam as conveniências do produto ou serviço. Essa ação só é possível buscando compreender o cliente que se tem e quais são suas necessidades; Comunicação – Alguns autores consideram a comunicação como um momento de sedução. É importante que o cliente se empolgue e assim compre o produto ou serviço. No entanto, a comunicação nunca pode gerar expectativas que não poderá cumprir, ela tem de ser objetiva e clara; Custo– Para viabilizar um projeto é necessário realizar um bom controle de custos.

Uma empresa que planeja, que não foca em uma orientação, costuma mesclar os diversos tipos de compostos para obter um estudo mais abrangente, e rico em informações, do que acontece no mercado, e quem é seu cliente, e assim, ter uma melhor troca e alcançar os seus objetivos, com muito mais precisão.

Um bom profissional de Marketing compreende essas informações e extrai todas as possibilidades e estratégias do que vai ser posto em prática.

Outra peça chave do Marketing é entender o Ciclo de Vida do Mercado. Quando você coloca um produto ou serviço no mercado ele vai ter 4 etapas conhecidas como: Lançamento, Crescimento, Maturidade e Declínio. (Que explicarei com maior detalhe em outros post).

O Marketing é um dos estudos que é extremamente mutável, do dia para noite, e a cada momento surgem novas técnicas para atingir um objetivo.

Existem algumas técnicas conhecidas como: Outbound (atrair o consumidor de maneira incisiva) e o Inbound (criar um relacionamento com o consumidor), e que são muito discutidas e utilizadas.

Existe também uma variação grande dos tipos de Marketing, e que atuam especificamente em um mercado ou ação: Marketing Direto, Marketing Indireto, Marketing Social, Endomarketing, Marketing Viral, Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, Marketing Pessoal, Marketing de Relacionamento, Marketing Esportivo, entre outros.

E é nisso tudo, que entra o profissional de Marketing! Ele é o responsável em criar, analisar, aplicar e avaliar, todas as ações e estratégias, em toda a cadeia de um projeto, para garantir o sucesso de todo os processos e os objetivos traçados.

Parece complicado? Entenda que sem o Marketing, seu negócio vai ser apenas um “negócio”!

Ainda com dúvidas? Fale conosco.

Até a próxima.

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