Vejo muitas pequenas e médias empresas, principalmente startups, entrarem em sites de freelancer ou websites semelhantes, e solicitarem um logo para a sua marca. Ou até mesmo idéias para uma nova marca.
Percebo que algumas empresas, nunca sabem exigir o trabalho total de um designer, na criação de uma Marca ou de um Logo. É óbvio que você precisa do arquivo do desenho em vetor (aberto), mas não se resume a só isso! Você precisa de muita coisa além de uma boa ideia e um arquivo. Você precisa, de estudo, história, conhecimento, segurança e principalmente um Manual de Identidade Visual.
Existem muitas falhas na classificação da seleção do trabalho, como apenas se basear no melhor preço. Em geral, se agrada ao “bolso do dono” está mais que ótimo. Mas e o custo benefício? Pense sempre no custo benefício, o que é o oferecido a você, versus o que você está pagando.
O que poucas pessoas sabem é que um Logo (ou marca) tem uma representação muito maior do que apenas agradar uma pessoa. Ela tem que representar parte ou tudo que a visão, missão e ou objetivos você tem para sua empresa ou produto.
Primeiro passo para entender qual é a importância de algo, é aprender o seu significado.
Logo e Logotipo têm o mesmo significado. Logotipo é uma forma alternativa da palavra Logo. Um Logo pode ser composto por um símbolo (desenho/ilustração) e/ou por uma tipografia (nome e/ou letras), que juntos formam o Logo em si.
O Logotipo ou Logo, é um produto gráfico resultante do design, que também pode ser definido como a imagem da marca ou produto, é a forma de representação do nome de uma empresa ou produto, ou serviço, ou pessoa, etc, com um tipo de imagem característico.
O Logotipo é uma parte da marca, que deve aparecer nas comunicações. E é aqui que entra o Manual de Identidade Visual, que diz como o Logo deve ser usado: quais são suas cores, seus tamanhos e dimensões, como utilizar variações, as suas propriedades, entre outros aspectos.
A Marca, em si, é identificada pelo Logo, e é composta por diversos elementos, como pelo símbolo, pela tipografia, pelas emoções e pelas cores. É o elemento principal da identidade visual da empresa, é através dela que a empresa será identificada em qualquer lugar, independente do conceito gráfico em que está inserida.
De um ponto de vista geral, a Marca pode ser conceituada como a conexão entre uma empresa e consumidores, transmitindo a sua missão e valores.
A marca pode ter algumas características que retratam a ideia da empresa ou produto, como atributos (excelência, qualidade, durabilidade e status), benefícios(credibilidade), personalidade (atos e atitude), cultura e valores (grupo, idades, pessoas, região, etc).
Você já ouviu falar sobre Brand Equity? É o Valor da Marca. Mede-se pelo o que os consumidores pensam, sentem e agem sobre a marca. Seus preços e lucros. Sua posição no mercado. Brand Equity é algo intangível, mas que, financeiramente, acrescenta valor monetário aos ativos da organização, quanto mais conhecida fica. Existem diversas fórmulas de medir o valor de uma marca, e empresas especializadas em fazer isso. Não vamos focar nisso agora, mas é importante para você ter uma visão da importância de se planejar corretamente a criação de uma marca.
Você pode pensar: Isso é muita bobagem para uma empresa pequena como a minha. Então me responda: Alguma empresa já nasceu grande? Coca-Cola? Apple? Google? Samsung? Sony? Ford? Muitas delas já passaram de um século de história, e depois de muitos altos e baixos, porém, o que isso representa para a marca? E o que mudou em relação das marcas dessas empresas, para o consumidor?
Você pode utilizar alguns critérios para a escolha da sua marca. A escolha de elementos que fazem sua marca ser memorável, que facilitem sua lembrança. Que sua marca tenha um significado, que tenha parte dos elementos da marca em si, como um ingrediente ou qualidade. Que seja desejável, em todos os aspectos, tanto no propósito do produto como nos elementos da marca. Ela pode ser transferível? Isso quer dizer, ela pode ser usada em novos produtos na mesma ou em outras categorias? E a sua marca é adaptável, pode ser atualizável? E por fim, sua marca pode ser protegida juridicamente?
Um ponto muito importante é a proteção da Marca. Muitas vezes você utiliza elementos que não podem ser registrados, por ser de uso comum ou por já terem uma propriedade. E assim é obrigado a remodelar todo um conceito já estabelecido no mercado depois de meses de trabalho e planejamento gasto em comunicação.
Você criar uma Marca e um Logo, não é algo simples, como desenhar em um guardanapo! Antigamente, se escolhiam os nomes numa lista, discutiam-se os méritos, e faziam as eliminações. Hoje devemos fazer pesquisas de mercado, brainstorms, consultas em bancos de dados e institutos, catálogos de associações, teste de sonoridade, pesquisa entre possíveis consumidores, e outros teste e mais testes.
Se você quer dar continuidade na sua estratégia, gaste um tempo planejando também como será a sua Marca, e o Logo, que dará a cara da sua empresa ou do seu produto.
E o mais importante, consulte sempre um profissional de Marketing. Ele pode te dar sugestões e avaliações que nem você fazia ideia que seriam possíveis e importantes.
Pois é em cima da sua Marca e Logo que você vai construir todo o seu trabalho, todo o seu esforço, todo o seu suor, e toda a sua esperança. E para algo dar certo, você precisa começar certo. Certo?
Ah! Você deve estar se perguntando: “E a Logomarca? Você não falou sobre Logomarca!” Esse termo não existe! É uma antiga mania de se juntar “Logo+Marca”. E você acabou de ler que são coisas distintas, mas dependentes uma da outra.
Ainda com dúvidas? Fale conosco.
Até a próxima.